quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turquia - Dia 6 - Capadócia (Balão, Vale Cor-de-Rosa, Kaymakli)

Dia 06 (30/06/2011 - Quinta)

Passeio de Balão


      Amanheceu chovendo e com frio!  Acordamos muito cedo, por volta das 5 da manhã, para irmos ao passeio de balão.  No nosso pacote estava incluso o tour deluxe com 10 pessoas por balão e 1 hora e meia de duração (há classe econômica - mais pessoas e menor duração).  Ficamos muito ansiosos.  Fomos até a sede da empresa Ürgüp Balloons, onde havia café da manhã e uma sala de espera.  Aguardamos um bom tempo por lá, na esperança de embarcarmos, até que finalmente o tempo melhorou e pudemos decolar!
      A visão dos balões sendo inflados com ar quente no chão já é um espetáculo.  Começar a voar então é incrível!  Os pilotos são treinados pela Força Aérea da Turquia e são muito competentes.  Nosso piloto, além de voar, era muito bacana.  Chegamos a uma altura de 1.000 metros do solo!  Aí sim me deu um frio na barriga... Estar a uma altura dessas dentro de uma cestinha, pendurada.  Hehehehe impressionante, tanto faz cair de 1.000 ou 10 metros...  A desgraça é grande.  O vôo transcorreu numa paz impressionante, numa paisagem de beleza indescritível.  Só vendo pelas fotos mesmo, e tirei muitas.  O pouso foi inacreditável - o piloto pousou direto na caçamba de uma picape!  Depois ainda brindamos o vôo com champanhe e ganhamos um certificado.  Um barato.


Caminhada pelo Vale Vermelho




    Após o vôo de balão, voltamos ao hotel para tomar um maravilhoso café da manhã, muito caprichado.
    Logo nosso guia Fatih e motorista chegaram, e partimos para uma caminhada incrível pelo Vale Vermelho (foto 360o aqui).
     Passamos por vários pombais (muitos são cavernas bem antigas), usados pelos moradores locais para recolher guano dos pombos e fertilizar as plantações.  As entradas dos pombais são pintadas com desenhos únicos de cada proprietário, para que os pombos saibam para que pombal retornar.  Atravessamos túneis escavados pela água na rocha.  Encontramos um agricultor vendendo seus produtos - nozes, castanhas, amêndoas, pistaches e frutas secas.  Compramos sementes de abóbora e damascos secos, estes últimos deliciosos e bem diferentes do que encontramos no Brasil.  A vegetação é belíssima, com muitas flores pelo caminho.  Também passamos por dois cafés na trilha.  Ao final, chegamos à cidade de Çavuşin, uma antiga vila entre Avanos e Göreme - há algumas igrejas antigas interessantes aqui, mas não as visitamos por causa do tempo.  Somente a vista do "castelo" escavado na rocha já é impressionante - pessoas moravam nestas cavernas até 50 anos atrás, quando um terremoto fez com que parte da rocha desmoronasse e tornou o local inseguro.  Nosso motorista nos pegou neste local e fomos almoçar.  Quer ir a Çavuşin sem sair de casa?  Clique aqui!


A Cidade Subterrânea - Kaymakli


    
    A cidade subterrânea de Kaymakli é a maior da região e foi escavada por baixo de uma montanha rochosa.  Há outras cidades subterrâneas na Capadócia e dizem as lendas que todas se comunicavam por túneis subterrâneos muito extensos.  Hoje é difícil dizer se esses túneis realmente existiram, pois todos os túneis que saíam das cidades desabaram.  
    Os primeiros três níveis de Kaymakli foram escavados provavelmente pelos hititas por volta de 2.000 a.C. Depois disso assírios, lícios, persas e cimérios habitaram este lugar.
    No século IV a.C. o famoso grego Alexandre o Grande ocupou a região e a dominou.  No ano 1.000 a.C. o Reino da Capadócia foi estabelecido e guerreou contra outros povos, inclusive os romanos.  Os romanos ocuparam a região no início do século I d.C.  O Império Romano se converteu ao cristianismo em 376 d.C., porém antes disso os primeiros cristãos sofreram muito com os romanos e invasores árabes.  Assim, esses cristãos se refugiaram nas cidades subterrâneas e as expandiram.
    Kaymakli foi aberta ao público em 1964.  As pessoas das cidades vizinhas construíram casas ao redor da cidade subterrânea e as ligaram através de túneis subterrâneos.
     O primeiro andar servia de estábulo para os animais domésticos.  
     No segundo andar há uma porta de pedra redonda no chão e algumas salas de estar; havia também um cemitério e uma igreja cristã.  
     No terceiro andar há muitos armazéns, uma pedra de moinho para grãos, adegas para produção e armazenamento de vinho (em algumas ainda se vê jarros de vinho quebrados).  
     No quarto andar, há mais adegas.  Um longo corredor leva à cozinha comunitária, onde há várias despensas, fornos e uma grande pedra, de basalto ou andesita, que ninguém sabe exatamente como foi parar lá dentro e nem para que servia (a pedra não é da montanha pois esta é tufo vulcânico, e é muito grande para ter passado pelos corredores da entrada até a cozinha no quarto andar).
     Nas cidades subterrâneas há alguns corredores principais e muitas ramificações, tornando-a um labirinto, para confundir os inimigos.
      Kaymakli foi escavada originalmente com oito andares para baixo na rocha, porém atualmente apenas quatro são abertos ao público.  Há um poço de ventilação de 120 m que atravessa todos os andares.
      Você poderá visitar virtualmente toda Kaymakli clicando aqui (vale a pena!)
     
Vale dos Pombos



      Paramos no mirante para fotografar a paisagem e observar o Vale dos Pombos (Pigeon Valley).  Os pombos eram bastante significativos na antiguidade:  para envio de mensagens, sacríficios e seu guano era usado como fertilizante.  Sendo assim, a Capadócia está repleta de pombais.  A tradição vem diminuindo com o uso mais extensivo de fertilizantes químicos - os pombinhos estão perdendo a vez...


Ürgüp



     Oh no... Nossa estadia na Capadócia estava acabando... Que lugar mágico!  Terminando nosso tour, paramos em mais um mirante.  Depois seguimos para o hotel em Ürgüp, descansamos um pouco e saímos para jantar.


Jantar no Restaurante Dimrit


     
    Muito próximo ao nosso hotel há o restaurante Dimrit, com uma vista muito bonita para a cidade de Ürgüp e pratos deliciosos.  Depois de um kebap de carneiro mal sucedido em Istambul (nem comentei deste restaurante, foi bem mais ou menos, almoço incluso no tour), pedi uma pizza vegetariana para tirar a má impressão.  A única coisa que sujou a barra foi terem trazido catchup e maionese...  Hahahaha será que pensaram que sou carioca?  

    Nem tenho mais palavras para descrever estes dois dias na Capadócia.  Ficamos tristes em irmos embora, mas também ansiosos para ver os outros lugares!


Veja o vídeo com as fotos deste dia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário