quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Turquia - Dia 4 - Istambul (Mais Cidade Antiga, Cruzeiro de Iate e Museu Arqueológico)

Dia 04 (28/06/2011 - terça)

Hagia Sophia (A Basílica)

    
     A primeira parada foi na Ayasofya (turco) ou Hagia Sophia (grego, que significa Santa Sabedoria).  Esta basílica estava nos meus sonhos há muito tempo, e era um dos locais da minha lista de "lugares para conhecer antes de morrer".  Ela é simplesmente fantástica e a visita foi muito emocionante para mim.
   A Basílica de Hagia Sophia é um edifício imponente construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (hoje Istambul) e que foi convertido em mesquita em 1453, sendo usado com  tal finalidade até 1935, quando foi transformado em museu.
    A primeira grande igreja no local foi construída pelo Imperador Constâncio, filho de Constantino o Grande, mas foi destruída durante a Revolta de Nika de 532. O edifício foi reconstruído em sua forma atual entre 532 e 537 sob a supervisão pessoal do Imperador Justiniano I, que mandou Paulo Silenciário compor um poema descrevendo a beleza da igreja, comparada por ele a um "campo de mármore", tantas as cores utilizadas. É considerada o principal exemplo de arquitetura bizantina. Seu interior foi decorado com colunas, esculturas de mármore e mosaicos. A riqueza e o nível artístico da basílica teria levado Justiniano a dizer "Salomão, eu te superei!".
     Os arquitetos da basílica foram Isidoro de Mileto e Antemio de Tralles, professores de geometria da Universidade de Constantinopla. Hagia Sophia é coberta por uma abóbada central com 31m de diâmetro e 55,6m de altura.
    Durante 900 anos, a basílica foi a sede do Patriarca Ortodoxo de Constantinopla e o principal cenário para cerimônias imperiais. Hagia Sophia foi convertida em uma mesquita após a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos comandados pelo Sultão Mehmed II, em 1453. Seus ricos mosaicos figurativos foram cobertos com gesso. Por quase 500 anos, foi a principal mesquita de Istambul e serviu como modelo para muitas das grandes mesquitas otomanas da cidade, tais como a Mesquita Shehzade, a Mesquita Süleymaniye e a Mesquita Rüstem Paşha.
     Em 1935, Kemal Atatürk ordenou a sua secularização e a basílica converteu-se em museu. Os mosaicos coloridos permaneceram cobertos em sua maior parte e o edifício deteriorou-se. Uma missão da UNESCO em 1993 notou queda do gesso, revestimentos de mármore sujos, janelas quebradas, pinturas decorativas danificadas pela umidade e falta de manutenção no telhado. Desde então a limpeza e a restauração são constantes. Os excepcionais mosaicos do assoalho e da parede que estavam cobertos desde 1453 estão sendo limpos e restaurados gradualmente.
    Faça um tour virtual por Hagia Sophia neste site, é impressionante.  Para ler mais sobre a basílica, clique aqui


Bazar das Especiarias


    O Bazar das Especiarias (também conhecido como Mercado Egípcio  ou, em turco, Mısır Çarşısı) é um dos bazares mais antigos da cidade.  Está localizado em Fatih, bairro Eminönü.  É o segundo maior mercado coberto de Istambul atrás apenas do Grand Bazaar.
     O Bazar é um prédio em formato de L, consistindo de 88 salões abobadados.  Sua estrutura foi projetada pelo arquiteto chefe da corte, Koca Kasim Ağa e completado pelo arquiteto Mustafa em 1660.   
     O Bazar das Especiarias sempre foi um centro de comércio de especiarias na cidade.  Lá é possível encontrar uma imensa variedade de especiarias da própria Turquia bem como de outros países orientais.  Há chás, delícias turcas (doces típicos), castanhas, souvenires, utensílios domésticos, etc.  
      É interessante não se limitar ao Bazar em si, mas dar uma voltinha pelas ruas em volta, também repletas de lojinhas, antes de comprar.  Fora do Bazar há os mesmos itens com preços mais baixos (apesar dos comerciantes lá fora falarem menos inglês).
     Um hábito interessante dos vendedores e garçons é ficarem na porta dos estabelecimentos tentando atrair os clientes (especialmente os turistas) para dentro.  Quase todos eles olham para você e dizem "yes, please" (sim, por favor).  Depois de alguns vários "yes, please" já estávamos rindo e apostando quem levava mais "yes, please" no dia...  

Mesquita Rüstem Pasha



    A mesquita Rüstem Pasha está localizada em uma rua fora do Bazar de Especiarias (Egyptian ou Spice  Bazaar), no bairro de Eminönü.
    Foi projetada pelo arquiteto otomano imperial Mimar Sinan para o grão-vizir Damat Rüstem Pasha, marido de uma das filhas de Solimão o Magnífico, a princesa Mihrimah.  Sua construção ocorreu de 1561 a 1563.
    A mesquita foi erguida em um terraço alto sobre lojas, cujos aluguéis deveriam financiar o complexo da mesquita.  Escadas estreitas nos lados dão acesso a um grande pátio.  A mesquita possui duas varandas com quatro abóbadas, que sustentam o teto baixo por meio de colunas.
    A mesquita é famosa pela imensa quantidade de azulejos de Iznik, com uma variedade impressionante de lindos motivos florais e geométricos, os quais cobrem a fachada da varanda, o mihrab, minbar, paredes e colunas.  Os azulejos possuem a cor vermelho-vivo característica do início do período de Iznik (1555-1620).  Nenhuma outra mesquita em Istambul possui tal detalhe, tão luxuoso.
    A planta da mesquita é basicamente um octágono inscrito em um retângulo.  A abóbada principal está apoiada em quatro semi-abóbadas, nas diagonais do prédio.  
    Saiba mais sobre a Mesquita Rüstem Pasha clicando aqui.  Você poderá também visitar virtualmente o interior (clique aqui) e o exterior (clique aqui) da mesquita.


Passeio de Iate pelo Bósforo (um iate para chamar de seu)


    Da Mesquita Rüstem Pasha saímos com nosso guia, de carro, para a marina em Ortaköy, do outro lado de Istambul.  A Byzas Tour organizou para nós um passeio de iate particular - que luxo!  Normalmente os turistas usam as ferries que cruzam o Bósforo e funcionam como táxis aquáticos, porém, especialmente na alta temporada, estas ferries ficam lotadas.  Assim, a agência nos indicou o passeio de iate particular - a princípio achamos que seria um pouco demais, mas o agente de viagens conseguiu nos convencer de que seria uma boa idéia - até porque a diferença no valor do pacote era muito pequena.  Ao chegarmos na marina, lá estava o iate: lindo, maravilhoso, luxuoso, confortável e todos os outros adjetivos positivos pertinentes, só para nós dois!!!  Clique aqui para ir ao site da Byzas e ver como o passeio funciona.  Também havia bebidas e petiscos inclusos, que delícia.  Realmente compensou muito, e indicamos muuuuito esse passeio!  Muito relaxante, é demais!
    O passeio passa por diversos pontos turísticos no Bósforo.  A vista da Ponte do Bósforo, que liga a parte européia à asiática de Istambul, a partir da água, é incrível.  
    Passamos por lindas Yalı, mansões de veraneio da época otomana construídas nos séculos XVII e XVIII, geralmente de madeira (a mais cara, segundo a revista Forbes, é a Erbilgin Yalısı, listada como a 5a. casa mais cara do mundo, avaliada pela bagatela de 100 milhões de dólares).  
    Passamos também pela fortaleza Rumeli construída no lado europeu, em 1452, pelos otomanos para tomar Constantinopla. Outro local interessante foi  a fortaleza Anadoluhisarı, construída no lado asiático, um século antes da Rumeli, também pelos otomanos para atacar Constantinopla.  
    Vimos o Palácio Beylerbeyi, construído no lado asiático na década de 1860, para servir como residência de verão do imperador otomano.  Também passamos pelo Palácio Çirağan, hoje transformado em um hotel de luxo, mas que foi construído entre 1863 e 1867 pelo Sultão Abdülâziz, que foi encontrado morto em 1876 neste palácio (o sucessor, seu sobrinho Murad V, mudou para o palácio, mas reinou apenas por 93 dias, sendo deposto com alegação de insanidade mental por seu irmão Abdülhamid II, que o prendeu no palácio até sua morte em 1904). Em 1910, um incêndio destruiu quase tudo, sobrando apenas as paredes externas.  Foi restaurado em 2007.
    Terminamos o passeio quase morrendo de tão chiques... Na maior felicidade!  kkkkkkk


Museu de Arqueologia de Istambul



    Na verdade são três museus:  o Museu de Arqueologia, o Museu do Oriente Antigo e o Museu de Arte Islâmica (Quiosque dos Azulejos).  Possui mais de um milhão de objetos em suas coleções, o que representa quase todas as eras e civilizações da história mundial.
    Está localizado nos jardins do Palácio Topkapı e foi fundado em 1891, ainda durante o império otomano.
    Os objetos de maior destaque são:
    O museu é interessantíssimo e muito grande, é preciso bastante tempo para aproveitá-lo bem.  Passamos uma tarde inteira no museu, e não foi o suficiente.  Agora o que resta é curtir o site do museu.


Jantar no Restaurante Khorasani



     Última noite em Istambul antes de embarcarmos para a Capadócia!  Jantamos no restaurante Khorasani, indicação da recepção do Hotel Amira.  Valeu muito, kebaps com raki deliciosos e o serviço foi excelente.  Recomendamooooos!!!  Percebemos que na Turquia se come muito bem, e muito mais barato que no Brasil.  Ótimo!
    Caminhamos de volta ao Hotel Amira, e no caminho vimos uma apresentação de Dervixe rodopiante em um restaurante:

    Depois ficamos com muito medo desse outro restaurante (hehehehe):



Veja o vídeo com todas as fotos desse dia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário